Arrependimento - Uma mudança logo à frente

Dia a dia confundimos as palavras e as usamos conforme estamos habituados, mas nem sempre sabemos o que significa. Existe uma diferença entre dois termos facilmente tratados como um único ato, Confessar Pecados e Se Arrepender.

Mas quem confessa um pecado para Deus não está arrependido? Há uma ligação por parte do processo mas não são exatamente a mesma coisa. Vamos começar pela confissão do pecado.

Confessar é uma admissão de que ocorreu algo, não necessariamente a garantia de que você mudou de atitude com aquilo. Um exemplo seria um homem bêbado que bate o carro em um poste. Ele pode admitir que cometeu o erro de bater o carro estando bêbado, mas caso ele volte a beber além da conta e voltar a dirigir assim, mesmo que sem bater o carro, já demonstra que não se arrependeu de beber e sim ficou desapontado com seu erro e assumiu a culpa pelo bater o carro, sem levar a sério o "nunca mais beberei antes de dirigir".

Confundimos muito causa com efeito. Nossa culpa não está somente no efeito e sim também na causa. O trair uma pessoa não resume o pecado, mas todo o processo que o levou a isso é da mesma forma pecaminoso.

Um exemplo bem conhecido é de Judas Iscariotes que sentiu remorso e por peso da culpa decidiu tirar a própria vida. Antes para amenizar a consciência tentou devolver as moedas sem sucesso o que o levou a tomar a decisão de escapar de tudo aquilo por outra via, da morte.


Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo.” (Mateus 27:3-4)


Assim como o bêbado que bateu o carro que tenta se livrar da culpa do carro ter batido e não do seu vício alcoólico, arrogância e senso de impunidade, Judas tenta se livrar da culpa e consequências. Judas não levou em consideração que sua traição começou quando já não andava com o Mestre de forma correta, roubava as economias da bolsa e negava-se a de fato conhecer a Jesus como Cristo.


Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.” (2 Coríntios 7:10)


A tristeza que sobreveio de uma maldade contínua pesou e levou à morte Judas. A tristeza que vem de Deus leva ao arrependimento. Havendo a tristeza e não o arrependimento, pode-se chegar a duas conclusões: não é uma tristeza causada por querer seguir a vontade de Deus e o esses atos podem levar à morte.

A diferença é que quem anda com Deus sabe que admissão do erro é primeiramente com Ele, o que leva a orar, mas impedimos o processo que Deus começou, o arrependimento de coração, quando não damos espaço para que Cristo mude nossa maneira de pensar. Isso leva à prática do pecado e consequentemente à insensibilidade do erro.

O verdadeiro arrependimento é como na Parábola do Filho Pródigo. A volta para casa do pai depois de assumir que pecou, se arrepender e gerar um fruto digno: A volta com coração contrito.


Duas palavras ajudam a memorizar sobre Arrependimento: Paranóia e Metamorfose.

PARA NOIA (παράνοια)

fora mente παρά νοῦς


META MORFOSE (μεταμόρφωσις )

mudança forma μετα μορφή


Paranóia etimologicamente seria a ausência de pensamento concreto, falta de senso para reconhecer a realidade. Metramorfose é a transformação, mudança de algo de forma para outra forma.

META NOIA (μετάνοια)

μετα νοῦς

mudança mente

Metanóia, é a palavra grega para Arrependimento, algo como Mudar a forma de pensar totalmente, uma conversão de maneira de pensar, logo de maneira de viver e agir.

O arrependimento que João Batista pregava era para remissão de pecados, o arrependimento é um primeiro passo visível de que a mensagem de Cristo está entrando em um coração. O desejo de mudar de vida, de não ser escravo das drogas, a vontade de ter liberdade para pensar, sentimento de você não tem que se destruir dia após dia são condições para um arrependimento.

Confesar um pecado à Deus vai muito mais longe do que simplesmente colocar na Cruz e voltar a pecar, mas reconhecer que o Colocar na Cruz é ouvir um "Vá e não peques mais" diretamente DELE. Experimentar tal presente, que é o perdão de Cristo, faz com que o desejo de arrependimento firme surja e se torne presente e constante. João Batista ainda disse que era necessário se estar arrependido, com uma nova mente porque o Reino estava chegando. Quanto menos nos arrependemos menos entendemos o Reino.

Não confesse apenas os pecados à Deus esperando o sumiço deles, como os 9 paralíticos que não seguiram a Cristo depois do sumiço da enfermidade. Se arrependa, mude completamente o seu conceito sobre algo que não agrade à Deus e que não é bom para sua vida. Mude com a ajuda DELE.

Os frutos gerados pelo arrependimento deverão ser dignos desse arrependimento e serão a prova que houve essa mudança.

Deus te deu a Sua Graça, há como se livrar do pecado e principalmente da prisão em que você possa estar. Deus já deu a maior forma de se libertar, Cristo. Agora é hora de mudar de idéia e aceitar que Cristo é seu padrão de vida e a chave da verdadeira MUDANÇA.


Saiba que a alegria que existe no céu ganha um motivo a mais para existir, o nosso arrependimento.

Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Lucas 15:7)


TWITTADAS SOBRE O ASSUNTO


  • Img_0019_normal
    kendi_candy: Aceitar a Cristo não é se arrepender no dia da conversão, mas a cada dia, todo dia,até a morte,se arrepender e tomar sua cruz e seguir Jesus
    2 days ago via web · Reply · View Tweet

Yo2_normal
sergiocayres: @bcayres Arrependimento é vida
via web · Reply · View Tweet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...