A Firmeza encontrada na Obediência



Hoje temos palavras e conceitos que hora ou outra caem em desuso, são virados ao avesso e chegam a ser vistos como algo ruim, mesmo que tenham sido algo realmente bom algum dia.

Estamos acostumados com as novas tecnologias e o "império do novo" onde tudo que vem toma logo o lugar do que já é, com a carinha lavada e jovem. Por outro lado há conceitos que não se cansam, nem depois de muito velhos entre nós humanos, de se repetir e repetir, alegando serem senhores do destino da humanidade. Para ambos há uma única questão: são ou não são verdadeiramente bons? Vamos ao ponto, por que Obedecer é algo bom.

Vamos lá

Não entendeu a ligação? Então vamos lá. Obedecer vem de OBOEDIRE ( OB - antes ou de acordo, e AUDIRE - Ouvir, escutar, aceitar)

Outras palavras como Observar ( SERVARE - zelar, proteger ) ou Óbvio ( VIA - Caminho, rua, estrada) nos mostram que essas palavras que temos para atos que são feitos com antecedência ou baseados em algo anterior (OB) são atos mais inteligentes, importantes e úteis.

Obedecer com os anos agregou sentidos negativos, já que a humanidade passou por um período longo de escravidão após escravidão e que de certa forma ainda existe em forma de regimes totalitários e poderes monetários. Mas o sentido positivo de obedecer foi deixando de existir, já que foi corrompido para um autoritarismo que nos faz rebelar quando a pressão se tornar insuportável.

Os filhos que achavam ridículo os limites que seus pais colocavam na infância, cresceram e muitos educaram seus filhos sem limites dando a eles um completo desconhecimento do que seja obedecer. Para eles, os filhos dos filhos desobedientes, obedecer é se submeter a um superior que não tem autoridade. Eis o ponto.

Autoridade

Autoridade vem de Autor, e por consequência, nenhuma autoridade pode nascer do nada, pois tudo necessita de um autor ou precursor (algo ou alguém que "curse" antes um caminho). Quando a bíblia nos diz que Jesus é o Autor da Vida, coloca tudo neste planeta sobre sua Autoridade, ou seja, tudo tem a assinatura MADE IN JESUS bem no fundo da essência. Então negar a Autoridade de Jesus nada mais é do que desconhecê-la, pois ao conhecê-la, não há como negar a existência de tal Autoridade.

O que vem antes

Partindo disso, voltamos à ideia do latim OB (antes, de acordo com). Em grego eu obedeço é πειθαρχέω (peitharcheó) que trás peíthō (persuadir) e arxē (que vem antes), ou seja, a ideia de "persuadido por algo que vem antes".

Estar de acordo com a ideia original de Deus é obedecer o que foi dito por Cristo, ou seja "antes ouvir" o que foi dito, e persuadido, agir "de acordo que com foi dito". Obedecer tem dois tempos e neles há o ouvir como verbo principal.


PERSUASÃO (dizer) + ATENÇÃO (ouvir) = AÇÃO (obedecer)
[reconhecimento de uma voz de autoridade]

PERSUASÃO (dizer) + ATENÇÃO (ouvir) = INAÇÃO (desobedecer)
[reconhecimento de uma voz sem autoridade ou incapacidade de reconhecimento de autoridade]

Passando a diante

A fé vem pelo ouvir. Fé infrutífera é fé morta. Logo fé viva é fé que veio de uma audição atenta e que gerou uma aceitação e ação pelo reconhecimento de uma autoridade. Obedecer é ouvir a Autoridade e fazer; é ouvir o que veio antes e por ser inteligentemente o modo certo de agir, obedecer. Com isso geram-se conceitos na mente como subordinação, que é reconhecer o superior e aceitar como ordem o que ele diz para ser feito. Nos subordinando ao que é verdadeiro como hábito, consequentemente buscaremos nos submeter a algo verdadeiro ou alguém verdadeiro. A busca pela Verdade fica mais clara partindo daí.

Então pregar o Evangelho é passar adiante a autoridade de Cristo e não deturpa-la, colocando intermediários entre Cristo e a pessoa. Ser um líder é estar a frente da linha (to lead do inglês), não estar acima de quem anda. Nossa pregação tem que enaltecer a autoridade notável de Cristo e não resumi-lo a capacidade de nossa fé em alcançar a vitória em Cristo. Esse capacidade é dada por Deus e muitas vezes negligenciada por nós, logo não podemos colocar Cristo sob nossas limitações e sim escutar que Cristo nos pergunta "Você Crê?" todos os dias para que saiamos das nossas limitações, não das dEle, já que Ele é um ser ilimitado.

Precisamos então aprender a gerar mentes que ouçam a Deus e o reconheçam. Basta isso (falo de forma geral e sem detalhes) para termos pessoas obedientes a Deus. Sejamos obedientes nós primeiro, pois a obediência se reporta ao Criador e é comunicada por nós. Que sejamos vozes mais claras e respeitosas as palavras de autoridade de Deus, a Sua Palavra.

Pra que serve obedecer?

Volto a questão de que esse conceito pode nos parecer um tanto quanto repressor ou "tolidor", mas é por causa do fruto de ações de nossos antepassados e por sermos tendenciosos a desobediência deste bebês.

Imagine um parafuso. Ele solto e frouxo em um suporte não é de serventia. Nos parece ruim e inútil, ainda mais se estiver inutilizável. Um bom parafuso pode ser bem desenhado e admirável como criação humana mas na hora do "aperto" se não for firme e manter seguro o objeto a ser parafusado, não serve pra nada.

A obediência serve para nós como algo firme, que delegamos muitas vezes a governantes, leis, , religiões, pais, armas, ou seja lá o que te der segurança e firmeza em algo que precise se manter firme, esquecendo que a real obediência nos leva ao início da autoridade que é Jesus Cristo.

Obedecer nos leva a olhar para antes, para o que nos norteia e muitas vezes delegamos nossa segurança a coisas próximas, já que nossa mente está limitada em ver e saber. Quanto mais se conhece de Deus, mas se entende que a obediência deve ser primeiro a Deus e isso já basta pois todas as demais, serão resquícios de uma autoridade maior e anterior, a de Deus.

Resultados

O que acontece quando desobedecemos? Quebramos uma linha, que deixa a autoridade e o sentido da palavra obediência, totalmente pervertidos para a próxima geração que nos verá como "um bando de velhos babacas que não parecem levar a sério o que dizem".

Na Prática

Na prática, creio que nem você e nem muito menos eu estamos obedecendo a Deus como devíamos. Os planos de Deus vão muito além da condição atual e tem um limite nosso, o físico, então teremos que ser transformados fisicamente para seguir em frente no plano. Porém essa transformação começa em nossos espíritos que uma vez com Cristo, recebe a companhia perfeita do Espírito Santo e precisa se adaptar às novas regras deste Reino que agora dita as normas dentro de si. Começa a guerra corpo vs espírito.

Hora seremos rebeldes por não ver a autoridade de Cristo, não por não haver tal autoridade mas por não conseguirmos ver, a incapacidade de ver quando somos teimosos; hora seremos bastante obedientes pois entendemos como funciona essa nova vida e nos preparamos, como num jogo, para uma nova fase mais complexa e emocionante.

Essa sequência de obediência e desobediência tem que cada vez mudar racialmente, ou seja na raiz. Assim teremos chegado no teto da obediência, somente esperando que nossos corpos sejam transformados para finalmente estarmos perto de nosso Criador. :) (vale um bom smile vai).

Obedecer é ser mais firme. Leia e veja se não é isso que escrevi. Ouça o que Deus falou por Pedro e se firme mano!
_________________________________________________________________________________________________
13 Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.
14 Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.
15 Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,
16 pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".
17 Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês.
18 Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,
19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,
20 conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.
21 Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.
22 Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.
23 Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.
24 Pois, "toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor,
25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre". Essa é a palavra que lhes foi anunciada.
(1 Pedro 1:13-25)
_________________________________________________________________________________________________






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...