O Mito da Competição - Um vício humano

Competimos. Desde que nascemos temos a competição como ensino comum em nossas sociedades. Uma posição contrária ao competir é inaceitável socialmente muitas vezes, mas a questão é: Deus não nos ensinou a competir. Competirmos nunca foi plano dEle para nossas vidas, para uma vida real. Sei que pode parecer radicalíssimo, mas mostrarei que é algo muito simples, encaramos a vida como uma competição quando na verdade é uma cooperação.

Logo em Gênesis, temos de cara a narrativa da criação e da queda do primeiro homem. Mas antes dessa história, a própria Bíblia relata a queda de anjos, um terço do céu. Esses anjos queriam uma coisa: Serem maior do que Deus. Ou seja, eles estavam competindo contra Deus. Competir é um ato falho que nos leva a um nível mortal ao outro.

Cooperar, é operar conjuntamente. A união faz a força, e assim crescemos.
Uma sociedade que coopera uns com os outros tem objetivo conjunto e respeita o individuo.
Uma sociedade que compete uns contra os outros tem objetivos individuais que desrespeitam o conjunto.

Como é fácil encontramos "fominhas" no futebol, ou em um trabalho de grupo na escola quem queria fazer tudo de um só jeito e não ouvir opiniões. Como é fácil quererem na empresa nosso cargo ou na rua alguém se interessar pela nossa mulher (ou homem no caso contrário). Como é fácil cometermos essas falhas também. Porque teimamos que competição é lei.
Se competição é lei, nossa sociedade já tem os dias contados, e tem.


Talentos em Prova

Colocar a prova nossos talentos e dotes não é pecado, mas o problema está em focar a competição como ponto central. Por exemplo, em uma corrida, um velocista sabe o quanto pode correr em 10 segundos pois treinou muito, desafiou a si mesmo muitas e muitas vezes até chegar em um nível considerável de habilidades para uma prova. Quando ele entra na pista ele sabe de sua capacidade, sabe que se seguir o treinamento, se estiver concentrado e tiver garra fará muito mais do consegue e vencerá a prova. No fim da prova não venceu o que mais competiu, e sim o melhor.

Ser o melhor em algo está longe de simplesmente ganhar uma competição. O foco do esporte está no acontecimento para o objetivo com participantes, prova com o adversário por mérito. O foco da Guerra está no derrotar o participante para objetivo, competição para mérito sobre o adversário.

No esporte, por mais que alguns também o considerem pura competição, o verdadeiro atleta sabe que na prova ele é participante. Na guerra se é combatente.

Na camisa da seleção brasileira há 5 estrelas que representam 5 vitórias em copas. Não há os nomes de seleções abatidas nesse processo, ou os nomes dos goleiros que receberam os gols estampados sob as chuteiras.


Fenômeno Cultural, Não natural.

Segundo o biólogo chileno Humberto Maturana "A competição é um fenômeno cultural e humano, e não constitutivo do biológico. Como fenômeno humano, a competição se
constitui na negação do outro". O negar o outro em um contexto mais amplo, vai contra o que Jesus Cristo diz: Ame ao próximo como a si mesmo, logo competir não é Evangelho.

Competir é algo nos ensinado desde a infância, note o fato de que estando dois grupos separados há competição predefinida pelos simples fato de estarem separados ou serem diferentes. Sofremos como humanidade preconceitos que geram agressões e mortes por que não sabemos lidar com o diferente, mesmo que tenha idéias contrárias à nossa visão de mundo.

Em um discipulado de adolescentes separei eles em duas duplas e coloquei uma parede entre eles. Dei um enigma, tempo determinado, regras para ambos sem avisar que o enigma só seria resolvido se houvesse cooperação entre as duplas. Em momento nenhum eu disse para competirem entre si e eles entraram sem hesitar em uma competição. No final das contas o enigma só foi resolvido com cooperação, em uma segunda oportunidade. Houve até uma tentativa na primeira oportunidade de um lado do grupo querer cooperar com o outro, mas como o outro estava vidrado na competição, não reagiu e continuou competindo.


Ser Competitivo e Ser Competente

Um Ser Competitivo é preparado para suportar um desafio. O Ser Competente é o ser capaz de realizar determinada tarefa, o qualificado, o perito em algo. Como vemos não são exatamente a mesma coisa.

Deus perante os anjos caídos era competente (pois é capaz de expulsar qualquer ser de sua presença) e competitivo (pois suporta qualquer desafio). O anjos caídos eram por sua vez competentes em suas funções predefinidas, não em expulsar Deus; e eram competitivos entre si (Podendo gerar auto destruição do grupo, ver Mateus 12:25) porém não competitivos contra Deus, e não eram competentes em expulsar Deus. Em um confronto direto contra Deus não teriam chance alguma.

Quando um ser humano adota o mesmo princípio da competição, faz de um grupo de trabalho um ambiente de competição entre o grupo; torna uma família uma disputa por território, quarto, atenção; promove seu status para garantir poder e evitar possíveis conflitos caso não se assegure da vitória. Agimos como na selva no estado pós queda, lutamos para sobreviver, não mais para conviver juntos.


O Evangelho e a Competição

Em Marcos 10:43-44 Jesus repreende os seus discípulos dizendo: "Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos." Ou seja Igualdade não gera competição, gera cooperação. O querer ser grande e querer ser primeiro é a semente da competição. Jesus fala que não será mais assim, pois agora somos servos uns dos outros e trabalhamos juntos.
Nosso objetivo vai muito além de ser o maior dentre o micro ambiente que vivemos, e sim ser juntos diferencial no macro ambiente.

O Evangelho anuncia uma notícia ótima direto de Deus: O Reino chegou, e neste Reino a competição não existe. Paulo diz ao povo da Galácia: "Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro." (Gálatas 6:4). É necessário se focar em si, no combate interno, no saber os limites de si e saber das capacidade para na hora certa agir (isso inclui intimidade com Deus). O que ocorre no dia a dia é exatamente o contrário, preferimos tirar 10 na escola em uma disputa com colegas para ver quem é o mais inteligente da sala do que realmente aprender o conteúdo que levaremos pelo resto da vida. Preferimos nos orgulhar da promoção no trabalho que nos fez chefe do departamento ao invés de nos dedicarmos mais em ser um líder eficiente de um grupo e com isso conseguir mais uma promoção e fazer a empresa crescer. Queremos ter a última palavra na discussão com nossos irmãos ao vez de estar tranqüilo na convicção que Cristo nos dá. Preferimos garantir nossa opinião em uma briga de casal ao invés de rever se estamos realmente errados em um ponto que gerou a briga. Estamos viciados em competição e famintos de Evangelho.


Fruto da competição: Desprezo e Vanglória

Jesus não competiu. Se há alguém que venceria qualquer um é Ele, e Ele que é capaz de desprezar e humilhar qualquer um só com suas habilidade sobre humanas, divinas, não o fez. É um valor do Reino que é difícil de entendermos e colocar em prática, pois nossa visão clássica é que viemos ao mundo em uma competição pela via uterina, entramos na faculdade competindo por uma vaga pelo vestibular, conseguimos trabalho competindo com outros seja por dinâmica, curriculum ou portifólio, competimos com outros para casar e ter família. Competimos, competimos e competimos.

Enquanto a visão de Deus é: os 50% do seu DNA mostram-se mais competentes para formar você e se unir aos demais 50% que estavam prontos naquele mês, os demais espermatozóides não foram bem sucedidos e naturalmente morreram, cumpriram sua missão; seu estudo e esforço fez você chegar à uma posição satisfatória no vestibular e seu prêmio assim como os dos demais que passaram foi o ingresso à universidade, os demais que não entraram irão se esforçar mais ou desistir, mas terão naturalmente uma próxima oportunidade, talvez até sejam melhores profissionais do que você no futuro; uma amostra do seu trabalho e competência mostrou ao seu empregador que você tem mais a oferecer para empresa e o contratou, os demais terão que mostrar-se mais competentes, ou buscar uma empresa que se enquadre melhor no que ele tem à oferecer; e seu ou sua companheiro(a) encontrou em você uma pessoa pra dividir a vida e ambos assumiram um compromisso para que isso seja possível. Cooperando, estando firmes no que vivemos para Deus e não no que ganhamos sobre os demais.

Crer que devemos encarar a vida com uma competição desenfreada pelo sucesso é crer que Jesus competiu para ir à Cruz, crer que os Apóstolos deveriam cobrar sim um lugar a direita de Cristo no Reino. É crer que todos os mártires fracassaram em escapar dos que os perseguiam e morreram como derrotados pois perderam a competição da fuga ou crer que como irmão devemos realmente desprezar os novos convertidos ou novatos da faculdade ou trabalho por não saberem tudo que você sabe.

Competir é um vício humano, um mito de como encarar a vida que nos leva a desprezar o outro para garantirmos nossa vitória, mesmo que seja apenas a sensação da vitória.

Vitoriosos não competem, se colocam a prova pelo que sabem, são competentes e fazem diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...